Coloração das fezes e saúde intestinal
- gabriellehonorato3
- 22 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
👀

A cor das fezes, assim como sua forma e a consistência, pode indicar saúde intestinal ou problemas intestinais ou doenças, como hepatite ou úlcera gástrica, por exemplo.
💩 Em situações normais, as fezes devem apresentar uma coloração marrom, devido a bile produzida no fígado. Não deve ser muito escura, mas também não precisa ser muito clara.
💚 As fezes verdes são mais comuns quando o intestino está funcionando muito rápido e não tem tempo suficiente para digerir corretamente os sais biliares, como acontece durante situações de estresse, diarreia por infecções bacterianas ou em crises do intestino irritável, por exemplo.
🖤 As fezes escuras ou negras são, geralmente, acompanhadas por um odor muito mais fétido do que o normal e podem ser sinal de sangramento em algum lugar ao longo do sistema digestivo, devido a úlceras ou varizes esofágicas.
💛 As fezes amarelas indicam dificuldade para digerir a gordura e, por isso, pode estar relacionado com problemas que diminuem a capacidade de absorção intestinal, como doença Celíaca, ou ser causado pela falta de produção de enzimas no pâncreas, podendo indicar problemas neste órgão. Também pode surgir no caso de infecções intestinais, sendo acompanhado de outros sintomas como febre, diarreia e dor de barriga.
⚪ As fezes claras, ou esbranquiçadas, surgem quando existe muita dificuldade do sistema digestivo para digerir a gordura e, por isso, são um sinal importante de problemas no fígado ou nas vias biliares.
❤️ As fezes avermelhadas geralmente indicam a presença de sangue e, por isso, é mais frequentes em situações de hemorróidas, por exemplo. Porém, o sangramento também pode ocorrer devido a infecções, problemas inflamatórios, como doença de Crohn e colite ulcerativa ou doenças mais graves, como câncer.
Comments